Clínica
Filosofia
Psicologia
Espaço dedicado ao compartilhamento de pesquisas, trabalhos, idéias, resenhas críticas e reflexões.
Há um ponto de intercessão em que filosofia, clínica e psicologia se cruzam. Esse contato poderia ser abordado no âmbito de suas relações históricas ou teóricas; mas ele se oferece, sobretudo, a partir da constatação de uma experiência que busca se debruçar sobre aquilo que nos vem de encontro quando nos reconhecemos enquanto humanos. Trata-se de uma experiência que, de diferentes formas, nos põe em contato com nosso ser: seja a partir de indagações que nos levam a perguntar pelo sentido da vida, seja através de investigações científicas sobre aquilo que compreendemos como nossa “natureza” ou seja a partir do acolhimento do sofrimento que nos torna sensível àquilo que somos no horizonte de nossa história.
Os textos compartilhados a seguir buscam se situar no ambito dessa reflexão, que compreende a relação ínitma entre clínica, filosofia e psicologia. São textos que surgiram a partir de pesquisas acadêmicas, práticas clínicas e, sobretudo, a partir da experiência docente. São textos que refletem os trabalhos dos últimos anos e que tratam, de forma variada: da história dos saberes psi’s, da história da filosofia, de epistemologia, do sofrimento psíquico e da vida de grandes pensadores da nossa cultura.
Seja bem vindo à esse espaço de reflexão, devaneio e divagação.

Psicologia
Texto sobre psicologia, história da psicologia, epistemologia dos sabres psi’s e resenhas de livros de psicologia.

Clínica
Reflexões sobre a experiência clínica, sobre psicopatologia e psicoterapia

Filosofia
Textos de filosofia, história da filosofia, dicionário de conceitos e resenhas de livros e resumos biográficos.
“Não se escreve com as próprias neuroses. A neurose, a psicose não são passagens de vida, mas estados em que se cai quando o processo é interrompido, impedido, colmatado. A doença não é processo, mas parada do processo, como no “caso Nietzsche”. Por isso o escritor, enquanto tal, não é doente, mas antes médico, médico de si e do mundo.”
Gilles Deleuze
Assinar
Digite seu e-mail abaixo para receber atualizações.